Outubro rosa: um movimento permanente o ano inteiro

A colocação do câncer como um problema de saúde pública pela mídia favoreceu o combate dessa doença que, embora tenha cura quando descoberta no início, ainda aterroriza. Tratando-se do câncer de mama, o mundo inteiro acordou para o problema a partir dos anos noventa. Também pudera, a freqüência abrupta de casos novos dessa patologia a faz ser bastante temida pelas mulheres. Na verdade, embora tenha grande possibilidade de cura, o câncer de mama ainda precisa ser melhor conhecido pela população, e especialmente pelas mulheres. A indiferença ao problema só promove inutilmente ignorância, preconceito e medo.
Quando se conhece bem o tratamento, consegue-se com apoio de familiares e trabalhadores da saúde entender os efeitos psicológicos que afetam a sexualidade e a imagem pessoal da mulher portadora, bem como enfrentar com ponderação as dores biológicas e psicológicas, produzidas pela a amputação da mama cujas implicações mexem com o emocional da mulher e de todos os membros da sua família.
Para amparar as mulheres portadoras desse tipo de câncer, em abril de 2008, criou-se no Brasil, a lei No 11.664, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do SUS. Isso é bom, mas não basta.
Apesar de válida a iniciativa do legislativo, o problema requer também solidariedade, conhecimento e sentimento humanos. A lei é ordenamento, cuida da dor social, econômica, previdenciária. Sem ela naturalmente seria muito pior. Porém, o câncer mamário traduz uma dor crônica que machuca e maltrata até a alma. Uma dor que pode trazer muitas complicações e até desorientação familiar.
Sem dúvida, um dos maiores aliados contra a doença é a prevenção, cujo início dar-se exatamente com a conscientização. E foi fundamentado nesse pensamento que a partir dos anos noventa, nos Estados Unidos, idealizou-se o Outubro Rosa, um movimento que se espalhou no mundo inteiro tendo por objetivo alertar a humanidade sobre o câncer de mama, essa doença que vem a cada ano matando mais mulheres.
Esse movimento adotou como simbologia um laço cor rosa, que significa vínculo, união e afetividade. Logo, caso encontre pessoas usando esse laço, já sabe que se trata de alguém que está apoiando a luta contra o câncer de mama. Mire-se no exemplo, estimule-se e também coloque o seu laço. Assim, você estará participando de uma luta solidária e denunciadora de uma questão mundial de saúde pública. Uma luta que deve estender-se durante todos os meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário